Tribunal Europeu do Ambiente 
As Origens do Futuro
2006
 

EUROPEAN ENVIRONMENTAL TRIBUNAL
European Environmental Forum

Titchfield House 2nd floor
69 / 85 Tabernacle Street
London EC2A 4RR
Telephone: +44 (0) 207 4907774
Fax: +44 (0) 207 4905354
www.eeft.org/eeft.html

 

As Origens do Futuro
Encontro Internacional do Tribunal Europeu do Ambiente
2006
Direcção: Emanuel Dimas de Melo Pimenta

Local: Trancoso Portugal

 

Premissas

Há muito várias questões ambientais fundamentais têm sido tomadas, de uma forma generalizada, como externas ao ser humano.

Emissões de carbono, efeito estufa, expansão demográfica, presença de elementos poluentes, tratamento de resíduos tóxicos entre outros... como se estivéssemos a tratar de problemas abstractos, alheios ao quotidiano da vida humana, exteriores à estrutura do pensamento, estranhos às mentalidades em permanente metamorfose.

O Tribunal Europeu do Ambiente lida com essas questões enquanto parte da forma de pensar, como reflexos directos das nossas estratégias de pensamento.

Por que ainda fazemos guerras? Quais são as origens dos conflitos humanos? Por que ainda alimentamos preconceitos e racismo? Qual é o papel da arte, da ciência e da cultura? Por que ainda há pobreza em nosso planeta e qual o impacte que essas questões exercem sobre o ambiente? Estes são alguns dos elementos centrais do espírito do Tribunal Europeu do Ambiente - tomando o termo tribunal na sua significação de tribuna, informação, tribo, colectividade que emerge do indivíduo.

O Encontro AS ORIGENS DO FUTURO, reunindo alguns dos mais interessantes pensadores contemporâneos a nível mundial, tem como objectivo primeiro debater essas intrigantes, urgentes e complexas situações e muito mais.

Para tal, reúnem-se pensadores, filósofos e profissionais das mais diversas áreas, numa estratégia cujo carácter é transdisciplinar e transnacional.

O Tribunal Europeu do Ambiente não tem como função traçar julgamentos ou estabelecer sentenças. É dos seus objectivos estatutários promover o livre debate, a franca discussão sobre os mais diversos tópicos e promover a difusão de ideias, sem compromissos com ideologias, credos ou instâncias de poder.

Em toda a acção do Tribunal Europeu do Ambiente está francamente presente a ideia da liberdade - resgatada no seu significado Clássico, de onde emana uma dinâmica Paideia: cada pessoa responsável pelo desígnio dos seus próprios limites.

Buscando as raízes do pensamento, a sua estrutura e as suas estratégias, que tantas vezes encontram-se eludidas nos actos do dia a dia.

Estratégia do Encontro AS ORIGENS DO FUTURO

O evento acontecerá no segundo semestre do ano de 2006, durante três dias, entre 26 e 28 de Outubro.
Simultaneamente ao evento principal, terão lugar dois seminários paralelos - um sobre a questão das emissões e sequestro de carbono, assim como as implicações do estabelecido no Tratado de Quioto e outro sobre as implicações financeiras mundiais da globalização.

O Encontro contará com dez conferencistas, estabelecidos em cinco categorias - sempre com um carácter transdisciplinar, transcultural e transnacional.
Cada uma dessas cinco categorias é determinada segundo uma escala: nano mundo: o átomo, a molécula; o indivíduo; a cidade; o planeta; e o Universo.

Os primeiros dois dias do Encontro serão caracterizados por cinco conferências cada, duas pela manhã e três à tarde. Essas conferências terão a duração de trinta minutos.
No último dia do Encontro haverão três mesas redondas, onde serão discutidos, cruzando as ideias estabelecidas pelos conferencistas, os temas mais relevantes do evento.

As mesas redondas serão coordenadas por Emanuel Dimas de Melo Pimenta e António Cerveira Pinto.

 

Os participantes

O evento central contará com a presença das seguintes personalidades: Durval de Noronha Goyos, do Brasil, Director do Tribunal Europeu do Ambiente, Advogado especialista em Direito Internacional e Árbitro da Organização Mundial do Comércio; Emanuel Dimas de Melo Pimenta, de Portugal e do Brasil, Arquitecto, Urbanista e Músico, membro da Academia de Ciências de Nova York, Director do Tribunal Europeu do Ambiente; António Cerveira Pinto, de Portugal, Escritor, Artista e Filósofo; Ronaldo Faria Castiglioni, do Brasil, Engenheiro Químico, autor de uma revolucionária descoberta no campo das energias renováveis; Dan Shechtman, de Israel, Físico, autor da descoberta dos quasi-cristais; Arjun Appadurai, da Índia, célebre Antropólogo e cientista social; David Wilk, dos Estados Unidos, especialista em novos meios e revoluções editoriais; e Fernando Leal Audirac, do México e da Itália, artista e filósofo.

 

Eventos paralelos

Estão previstos dois eventos paralelos:
- As emissões de carbono e o seu impacte nas normativas do Tratado de Quioto.
- As questões da globalização e a flutuação da economia mundial.

Duas exposições de artistas terão lugar durante o Encontro:
- Josephine Coy instalação, Inglaterra
- Lorenzo Bianda Festival de Video Arte de Locarno, Suíça - homenagem a Rinaldo Bianda, com o apoio do Museu Cantonal de Lugano, Suíça.

No primeiro dia, a abertura do evento contará com a participação, via Internet em tempo real, da Universidade Politécnica de Lausanne, Suíça, do Professor René Berger, Presidente da Associação Mundial de Críticos de Arte. No segundo dia, o Professor Lester Brown participará igualmente através da Internet, em tempo real, de Washington.

Participantes dos eventos paralelos

Nos eventos paralelos participarão Kevin Gollop, Inglaterra, Director do Tribunal Europeu do Ambiente, especialista mundial em sistemas financeiros e processos de contabilidade; Irones Paula, Brasil, Engenheiro Químico especializado em poluição de água e ar, antigo Presidente do Banco Mercantil em Nova York; o Professor René Berger, Presidente da Associação Mundial de Críticos de Arte, Conselheiro da Unesco e do Concelho de Europa e membro da Kuratorium du Zentrum fur Kunst und Medientechnologie entre outros; e o Professor Lester Brown, um dos mais conceituados economistas em todo o mundo, presidente do Earth Police Institute, em Washington.

 

Estrutura do Encontro

- Primeira Categoria
o Nano mundo, o átomo, a molécula
§ Dan Shechtman
· Física - Israel

§ Ronaldo Farias Castiglioni
· Química - Brasil

- Segunda Categoria
o O indivíduo

§ Arjun Appadurai
· Antropologia - Índia

- Terceira Categoria
o A cidade
§ António Cerveira Pinto
· Arte, filosofia - Portugal

§ David Wilk
· Editoração e Novos Meios - Estados Unidos

- Quarta Categoria
o O planeta
§ Durval de Noronha Goyos
· Direito - Brasil

- Quinta Categoria
o O Universo
§ Emanuel Dimas de Melo Pimenta
· Arquitectura, música - Portugal, Brasil

§ Fernando Leal Audirac
· Arte e Revolução - México, Itália

Sendo:
1 Nano Dan Shechtman, Física, Israel
1 Nano Ronaldo F. Castiglioni, Química, Brasil
2 Indivíduo Arjun Appadurai, Antropologia, Índia
3 Cidade António Cerveira Pinto, Arte, Filosofia, Portugal
3 Cidade David Wilk, Novos meios, EUA
4 Planeta Durval de Noronha, Direito, Brasil
5 Universo Emanuel Pimenta, Arquitectura, Música, Portugal, Brasil
5 Universo Fernando Leal Audirac, Arte, Filosofia México, Itália

 

Programa

Dia 1
Outubro 26, 2006
quinta feira
- 9:30 René Berger - por Internet
- 10:30 Emanuel Pimenta - apresentação
- 11:00 Durval de Noronha Goyos

- 12:30 almoço

- 15:00 António Cerveira Pinto
- 15:45 coffee break
- 16:00 Dan Shechtman
- 16:45 coffee break
- 17:00 David Wilk

- 19:00 vernissage Josephine Coy

- 20:00 TechnoEtic Arts lançamento por Roy Ascott

- 20:00 jantar

 

Dia 2
Outubro 27, 2006
sexta feira

- 10:00 Ronaldo Farias Castiglioni
- 10:45 coffee break
- 11:00 Fernando Leal Audirac

- 12:30 almoço

- 15:00 Emanuel Pimenta
- 15:45 coffee break
- 16:00 Arjun Appadurai


- 17:00 Lester Brown - pela Internet

- 19:00 lançamento do livro, em Português, Plano B 2.0, de Lester Brown

- 20:30 jantar

 

Dia 3
Outubro 28, 2006
sábado
- 9:30 - 10:15 Kevin Gollop - evento paralelo 1
- 10:15 - 10:30 coffee break
- 10:45 - 11:30 Irones Paula - evento paralelo 2

- 13:30 almoço

- 15:30 primeira mesa redonda
- 16:30 coffee break
- 16:45 segunda mesa redonda

- 20:00 Jantar

Seguido do Locarno Video Arte Festival - homenagem a Rinaldo Bianda

 

 

A cidade de Trancoso, Portugal

Não distante da Espanha, localizada no norte de Portugal, Trancoso é uma fascinante cidade medieval, criada como fortaleza militar defensiva no século XII pelo primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques. A impressionante porta principal da cidade foi construída em homenagem ao rei Dom Dinis. Ele casou-se com Isabel de Aragão em 1282, e ofereceu a cidade à rainha. Ele também deu início a uma feira que estava isenta de impostos - esta é a origem da grande Feira que acontece em Trancoso todos os anos no mês de Agosto. A cidade tornou-se num importante centro Judaico, especialmente entre os séculos XIV e XV. Um dos mais celebrados personagens de Trancoso era o misterioso poeta e cabalista Bandarra - que viveu entre 1500 e 1545 - por muitos comparado a Nostradamus. Fernando Pessoa foi profundamente influenciado por ele.

este side foi criado e é mantido pela ASA Art and Technology, Londres