Tribunal Europeu do Ambiente 
As Origens do Futuro
2006
Danny Shechtman

O Professor Dan Shechtman, membro da Academia de Ciências de Israel, é um cientista pioneiro tendo descoberto os quasi-periódicos cristais nos anos 1980. Até a descoberta do Professor Shechtman havia um consenso geral de que a ordem atómica dos cristais tinha eixos rotativos simétricos duplos, triplos, quádruplos e sêxtuplos, mais não eixos quíntuplos, um cristal periódico não poderia ter eixos rotativos quíntuplos de simetria.

Dan Shechtman descobriu em 1982 que diversas ligas de alumínio produzem um padrão de difracção de simetria rotativa quíntupla. A descoberta resultou numa revolução na compreensão da estrutura da matéria, levando assim à mudança da definição básica do que é um cristal. Esta descoberta é considerada uma das mais dramáticas dos nossos tempos, na ciência dos materiais. Desde a descoberta da ciência dos cristais quasi-periódicos, centenas de novos materiais têm sido criados, e esta estrutura única já foi publicada em cerca de sete mil artigos científicos e mais de quarenta livros. Alguns desses novos materiais têm propriedades únicas, conduzindo a usos comerciais.
O Professor Shechtman recebeu muitos prémios, incluindo, em Israel, o Weismann Science Prize, o Rothschild Engineering Prize; o Wolf Prize; o Israel Prize e o EMET Prize. Ele recebeu ainda o Prémio Internacional para novos materiais pela American Physics Society e o Gregory Aminoff 2000 da Real Academia de Ciências da Suécia. Muitas sociedades científicas procuram o seu envolvimento académico. Ele é um membro honorário da Israel Microscopy Society e da Israel Crystallography Society; membro honorário da Indian Society of Materials Research, da Sociedade Francesa de Física, e membro da American National Academy of Enineering. É também membro da Academia de Ciências de Israel e colabora na sua Divisão de Ciência.

A revista Francesa mensal La Recherche compilou uma extensa lista dos grandes nomes da ciência durante os últimos três séculos. A lista inicia com Issac Newton, inclui Albert Einstein e termina com Dan Shechtman.

O Professor Dan Shechtman é graduado pela Faculdade de Engenharia Mecânica do Instituto Technion, continuando os seus estudos de graduação - mestrado e doutoramento - na Faculdade de Engenharia de Materiais do Technion. Actualmente, o Professor Shechtman é um dos mais proeminentes investigadores da Faculdade, um dos seis Professores de Investigação de toda a instituição.
O Professor Shechtman é casado com a Professora Zipora Shechtman. Eles têm quatro filhos e quatro netos.

este side foi criado e é mantido pela ASA Art and Technology, Londres